Projectos

da Federação das ONG’s em São Tomé e Príncipe

Direitos das Crianças (2018-2020)

São Tomé e Príncipe

O projecto direitos das crianças visa promover um ambiente mais favorável às crianças santomenses, nomeadamente às crianças de rua e vítimas de abuso, enquanto detentoras de direitos, em articulação com uma maior responsabilização dos detentores, públicos e privados, de obrigações nesse domínio. Trata-se de uma acção desenvolvida pela Federação das ONG em São Tomé e Príncipe, a Associação para a Cooperação Entre os Povos e duas organizações especializadas no domínio da infância, nomeadamente a Fundação Novo Futuro e a Associação para a Reinserção de Crianças Abandonadas e em Risco. O projecto conta com apoio financeiro da União Europeia e da Cooperação Portuguesa.

Mais participação, Mais cidadania (2019-2022)

São Tomé e Príncipe

Mais Participação, Mais Cidadania é um projecto que envolve a parceria entre a Federação das ONG, a Associação para a Cooperação Entre os Povos, a Plataforma para Direitos Humanos e Equidade de Género, a Fundação Novo Futuro e a Associação dos Jornalistas Santomenses. A acção visa contribuir para a melhoria dos processos democráticos em São Tomé e Príncipe através do incremento da participação cívica nas políticas públicas, em domínios fundamentais para o desenvolvimento equitativo e sustentável.

Sociedade Civil pelo Desenvolvimento (2013-2020)

São Tomé e Príncipe

Com recurso a um conjunto de actividades de comunicação, capacitação e advocacia, este projecto tem como objectivo central contribuir para melhorar a capacidade de intervenção das organizações da sociedade civil e dos cidadãos no diálogo político e social, bem como para uma melhor gestão das finanças públicas e dos recursos naturais em São Tomé e Príncipe.

Direitos das Mulheres: Conhecer, Capacitar e Sensibilizar (2016-2018)

São Tomé e Príncipe

Este projecto é uma iniciativa de promoção dos direitos humanos em São Tomé e Príncipe e tem como ponto de partida que a realização dos direitos das mulheres, que só é possível através da sua participação efectiva na vida económica, social e pública.  Porém são numerosos os obstáculos: o tratamento diferenciado começa na infância, nomeadamente no acesso à educação, factor que condiciona as oportunidades futuras, perpetuando um padrão de desigualdade, que inclui a violência.

Economia Criativa (2015-2016)

São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Guiné-Bissau

Economia Criativa é uma vertente da economia que valoriza a diversidade cultural, as especificidades e identidades locais, transformando-as em recursos económicos e gerando emprego. Contribui também para a auto-imagem das comunidades, coesão social e sustentabilidade ambiental e social. Por outro lado, alguns dos valores e estratégias da economia criativa apresentam-se actualmente como factores chave do desenvolvimento dos países: inovação, respeito pela biodiversidade, cooperação e colaboração, solidariedade, valorização dos recursos locais.O projecto Futuros Criativos: A Economia Criativa como Estratégia de Desenvolvimento em Cabo Verde, Guiné-Bissau e S. Tomé e Príncipe intervém nestes três países de pequena dimensão que se caracterizam por uma economia pouco diversificada, elevadas taxas de pobreza e/ou de desigualdade, processos de urbanização acelerada, com fortes níveis de desemprego e desocupação, para uma população maioritariamente jovem.

EN
PT EN